segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Vasos




 Da pintura grega antiga pouco sobrou, além de poucos vestígios que não deixam grande segurança para saber mais sobre ela.

Apesar de, nas fontes literárias, encontrar valorização da pintura, o que nos chega até hoje não é metade do que, provavelmente, foi produzido. Desta forma, a análise é feita de modo indirecto ou comparativo, onde a Fase Arcaica conserva suas formas geométricas herdadas do neolítico: simples no desenho e na cor.Onde o vermelho do barro servia de fundo para as figuras pintadas a negro.



É no Periodo Clássico – (século V e IV a.C), que se desprende um tanto do modo simples de decoração, passando a objectos de dimensões reduzidas, na qual conseguem ganhar, no sentido realista e minucioso, com a já introduzida técnica de pintar o fundo a preto, deixando a figura que se pretendia expor, na cor vermelha do barro.

É nesta fase que se denota um realismo de concepção matemática e de seu ideal de beleza que também, eram reflectidos em outras áreas da arte.

Sendo no Período Helenístico(5) a perda de uma harmonia matemática (como referido), ganhando formas amontoadas de acção e dramatismo.

Nestes vasos o artista retratava a passagem de um mito, ou de um acontecimento do cotidiano humano, no qual, nos permite saber mais sobre esses homens das artes.

Os artistas por vezes assinavam suas obras, facilitando o estudo actual, mas por vezes, o responsável pelo estudo, sem ter o nome do pintor, analisa os objectos, rotulando-os pelo tema representado.
Este tipo de arte obedece a três fases:

*                   Estilo Severo (530 – 475 a.C)
*                   Estilo livre (475 – 420 a.C)
*                   Estilo Florido (420 – 390 a.C)

No presente estudo, os vasos que serão analisados se enquadram no primeiro estilo.
_____________________________________________________

(5
A qualidade dos vasos, com suas representações estavam em declive na Grécia continental enquanto na Magna Grécia se alcansava o esplendor da tecnica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário