sábado, 24 de dezembro de 2011

Mitologia


N

a mitologia grega encontra-se personificada, com histórias magnificas de heroísmo e belos cenários, as mais diversas entidades.

Desde: elementos da natureza, fenômenos que não conseguiam explicar, até situações e reacções que resultavam não só da acção humana, mas, as consequências de seus actos. Retrataram estes, através de deuses de múltiplos rostos.
Povoaram céus, terras e submundos na tentativa de compreender o que os rodeava.

Desta forma, também a Paz (o mais valioso dos acontecimentos) teria que ter uma forma própria. No caso, esta era filha da Ordem Universal e do deus que regia ante eternos e mortais.

Eirene, como filha de Thémis e Zeus, tinha como irmãs: Dike (Justiça) e Eunomia (Disciplina). As três eram extensões dos poderes de uma Lei que estava acima, até mesmo, dos Deuses Imortais.

Em Athenas, também, eram chamadas de Tallo (brotar), Carpo (fruto) e Auxo (crescer).

Essas designações lhes davam uma maior proximidade às divindades ligadas a fertilidade, como por exemplo: Demeter e Afrodite.

Estas três deusas,  que juntas, guardavam as portas do Olimpo  eram chamadas de Horas(3). Extensões dos poderes de sua mãe, ou simples representação de uma evolução da fertilidade, que tinham nos mitos funções secundarias, tais como como:

*            Aparecer no séquito de Dionysos;

*            Ajudar no nascimento de Afrodite;

*            Dançar ao som da lira de Apollo;

*            Acompanhar Perséfone;

*            Servirem Hera;

*            Acompanhar Pan;

*           Atrelarem os cavalos de Hélio;


E, é por esse motivo de complementaridade que na arte, durante muito tempo, não foram desassociadas.

Este facto, só aconteceria quando o apelo por uma ou outra tornou-se indispensável. Em tempos de injustiça, quanto aqueles que eram desprotegidos dos abusos dos mais poderosos, o apelo surgia para a filha que representava a consciência de uma justiça entre os homens (Dike). Em consequência desta, a Disciplina e a Ordem, (Eunomia). E em tempos de guerra, era Eirene a mais almejada, em especial, durante o período das guerras Medo-Pérsicas e a do Peloponeso, como focarei mais adiante.

(3) As Horas, inicialmente eram as três filhas de Themis, mas mais tarde viriam a ser representadas por muitas.