terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Dionysos conduz as Horas


C
       

Eirene
omo demonstra a imagem acima (figura 13) e, como já referido, as Horas acompanhavam o Deus Dionysos.
Nesta cópia romana, em mármore, datada do século I d.C, Dionysos conduz as deusas com uma clara percepção de movimentos leves e brandos.
Exposto no Louvre, em Paris, demonstra bem  as roupas leves e transparentes, dando uma beleza suave no caminhar das divindades.
O que Eirene carrega nas mãos não é identificado, por estar atrás da figura divina que vem à frente. Mas o véu caído, está apoiado nos braços, mostrando muito bem as pregas que formadas no tecido.
A natural contorção do corpo dançante e em marcha nas pontas dos pés, também, estão bem presentes na imagem de Eirene - principalmente. A mão direita bem estendida para trás de forma a alcançar a mão de Eunomia e, a direita dobrada para frente, de forma a segurar seu atributo. Porém, é nesta mesma mão que nota-se uma certa desproporcionalidade em relação ao resto do corpo.
Figura 1


É, também, nítido o nariz grego, que se prolonga do topo da testa até a ponta do nariz. A boca pequena e o queixo saliente, que demarcam bem o rosto. Os olhos ainda um pouco grandes, já demonstram uma certa evolução de proporção e profundidade das cavidades de um rosto humano.
Em contra partida, apesar de estar tapada, a orelha, também, já parece na medida exacta das proporções humanas, assim como a noção de um cabelo volumoso, puxado para trás e, preso em um coque, como podemos comparar na figura 1 e figura 2.

Figura 2